16/01/2017

Reformar ou trocar de casa?


É muito comum que em determinado momento da vida, por conta do aumento da família ou das necessidades de conforto, você sinta a necessidade de ter uma casa ou apartamento mais amplo. Assim, a grande questão surge: trocar de casa ou reformar a antiga? A resposta para esta pergunta envolve diversos aspectos, por isso, se faz necessário uma boa reflexão e um grande planejamento junto com o resto da família.

Separamos alguns itens que podem te guiar para que, dentro da sua realidade, você possa adaptar-se e fazer a melhor escolha para sua vida!

·         A casa atual

Normalmente para construir ou comprar uma casa nova é necessário que a antiga seja vendida ou alugada, evitando furos no orçamento. Por isso, antes de qualquer decisão analise sua casa atual: o imóvel necessita de reformas? Qual o potencial de valorização do local? Há quanto tempo você mora nesta residência? Uma reforma/ampliação pode atender suas necessidades? É possível realizar as mudanças necessárias na estrutura do imóvel?

Para que você encontre respostas bem fundamentadas para estas questões busque a ajuda de quem mora com você e, se possível, de um consultor imobiliário e um arquiteto. O primeiro – consultor – irá realizar uma avaliação, fazendo um panorama do mercado atual e definindo valores para o imóvel. O segundo – arquiteto – vai dar diretrizes sobre as possíveis melhorias no local, além de fazer uma estimativa de custos com a reforma.

·         A realidade da sua família

Converse com sua família sobre as possibilidades de mudança. Analise a rotina de todos e pondere sobre a logística: o caminho para o trabalho melhora? Possui escolas perto? E mercados, farmácias e hospitais? Além disso, leve em conta a opinião de todos os membros, afinal, o primeiro passo para um lar feliz é que todos estejam satisfeitos.

·         Planejamento financeiro

Após conversar com sua família e saber o preço médio do seu imóvel, do imóvel que você quer comprar e das reformas, é hora das contas! Coloque na ponta do lápis o que você gastaria na reforma/ampliação da sua casa e compare com o valor a ser investido no novo imóvel.

Além da comparação de custos, você precisa fazer uma análise de prós, contras e, principalmente, considerar as necessidades da família.

·         Conforto total

Uma reforma deve levar em conta os seus gostos pessoas e tornar a casa mais prática e confortável. Muitas vezes é difícil achar um imóvel que cumpra todas as suas expectativas, muitas famílias não conseguem adaptar-se em novos lugares. Desta forma, na hora de escolher também leve em conta o conforto que o seu lar deve ter. Pesquise variados imóveis e faça um projeto de reformar para conseguir uma visão mais ampla das duas opções.

Avaliar esses quatro pontos já um bom começo para fazer a escolha certa, lembre-se de decidir com calma, pois ambas as decisões devem ser feitas com cautela para que o sonho não se torne um pesadelo!

 

Fontes: https://goo.gl/QtPGbh

https://goo.gl/EPXAfj



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar