13/01/2017

Práticas sustentáveis para sua casa


O termo sustentabilidade é usado diariamente em nosso cotidiano. Mas, afinal, você sabe o que ele significa? Na realidade, a sustentabilidade nada mais é do que assegurar que os recursos naturais do mundo possam ser usufruídos pelas futuras gerações. Parece uma tarefa fácil, não é mesmo? Acredite, com o passar dos anos ela fica cada vez mais difícil!

 Há alguns anos a produção de lixo no mundo aumentou. Além disso, a degradação ambiental registrou uma piora com o acúmulo de substâncias tóxicas no meio ambiente. Assim, um grande debate começou em busca de como mudar este quadro. A solução foi encontrada em práticas sustentáveis que atendem às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras.

Ter uma casa ecofriendly é mais fácil do que parece e apesar de parecer pouca coisa, são essas pequenas mudanças que ajudam a transformar o mundo e diminuir os impactos ambientais. Confira algumas dicas essenciais e que com certeza vão transformar sua casa. O meio ambiente agradece!

Ø   Recicle: esta é uma prática que deve ser adotada o quanto antes! Afinal, mais da metade do lixo de uma residência pode ser reciclado. Basta separe os materiais recicláveis e descarte-os em centros de coleta seletiva, ou fique atento aos dias de coleta em sua rua.

Ø  Lâmpadas fluorescentes: boas para o meio ambiente e para o seu bolso, elas são até 65% mais econômicas, além de durarem até 10 vezes mais do as outras.

Ø  Reaproveite o óleo da cozinha: esta é uma prática simples e muito eficiente. Com ela é possível evitar a contaminação dos corpos hídricos e ainda resulta na fabricação de um ótimo sabão caseiro.

Ø  Faça compostagem: o ato de transformar resíduos orgânicos em adubo é benéfico para o meio ambiente e ainda garante uma terra fértil.

Ø  Diminua o consumo de energia: tome banhos rápidos, desligue as luzes dos cômodos que não têm pessoas e opte por aparelhos de baixo consumo de energia.

Ø  Captação de energia solar: os sistemas de captação solar são utilizados para suprir parte do consumo elétrico, diminuindo drasticamente o uso de energia elétrica.


https://goo.gl/JkhB9a

Fontes: https://goo.gl/Gx4MsF

https://goo.gl/j816vW



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar