28/02/2017

Como deixar seu lar mais confortável para o verão


No inverno, conforto é uma casa quentinha, onde você pode ficar no sofá ou embaixo das cobertas. Já no verão, é aquele lar fresquinho, onde é possível andar à vontade com os pés no chão. Mas, é muito difícil conseguir um conforto pleno, já que o verão, apesar de ser uma das mais belas estações do ano, é a mais desconfortável também.

Pensando nisso, montamos um mini manual com práticas simples e rápidas para seu lar ficar confortável e você conseguir aproveitar o verão ao máximo!

1.    Troque as lâmpadas

Parece algo bobo, mas lâmpadas incandescentes produzem muito calor. Isso deixa o ambiente abafado e ainda mais quente. Substitua-as por modelos de LED que não ficam tão quentes e ainda por cima consumem menos energia.

Conforto para sua casa, para seu bolso e para o meio ambiente!

2.    Abra as janelas

Apesar do sol quente, o verão costuma ter uma “brisa da salvação”. Por isso, não tenha medo, abra todas as janelas da casa e deixe ventilar. Além disso, a ventilação ajuda na troca de ar e evita a proliferação de vírus que, diferente da crença popular, é muito grande no verão, devido aos ambientes abafados.

3.    Tecidos leves

Normalmente, sofás e poltronas possuem revestimentos pesados, como veludo, ou que não absorvem suor, como o couro. Se este for o seu caso, aposte em capas ou mantas feitas de tecidos leves, isso evita que seu corpo fique ainda mais quente.

Nas cortinas também dê preferência para tecidos mais leves e claros, assim a brisa pode entrar livremente e a cor reflete a luz ao invés de absorvê-la.

4.    Faça da natureza sua amiga

Para ajudar a baixar a temperatura, as plantas são uma das melhores opções. Elas transpiram o excesso de água que sobra depois da fotossíntese, por isso, quando há várias plantinhas no mesmo local, o ambiente fica mais fresco.

Uma boa ideia para potencializar o “efeito natureza” é usar plantas que vivem apenas com água, como singônio.

5.    Deixe a cama geladinha

Evite cobrir-se com toalhas e panos molhados, ou compressas com gelo, pois podem provocar resfriados. Prefira usar lençóis 100% algodão que são mais leves e frescos. Outra boa ideia é congelar uma porção de arroz dentro de um saquinho e colocá-la entre os lençóis, o arroz retém o frio por bastante tempo e não molha os lençóis e cobertas.

6.    Espelhos d’água

Espalhe bacias d’água pela casa, com o calor a água evapora e deixa o ar mais úmido, tornando a respiração mais confortável. Para evitar acidente, elas podem ficar embaixo da cama ou algum lugar alto. Lembre-se de trocar a água todos os dias!

Uma outra opção, muito mais bonita e que realiza a mesma função, são as fontes. Muito práticas, elas funcionam com eletricidade, basta ligar e usar.

7.    Ventiladores

Os ventiladores não refrescam o ambiente, apenas fazem o ar circular. Por isso, durante a noite deixe-o na frente da janela com a parte dianteira para o lado de fora, assim o quente sai e o mais fresquinho entra. Você pode também “turbinar” o seu ventilador, basta colocar uma tigela com gelo ou água gelada na frente dele, o vento vai difundir o ar gelado, refrescando o ambiente.

Dica extra: para dias muito quentes e abafados, coloque um lençol claro e úmido na janela aberta, assim, ao passar pelo lençol qualquer ar quente é resfriado.

 

Fonte: https://goo.gl/VGIjEG

 

 



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar