08/11/2016

14 Erros frequentes que cometemos no chuveiro

Nem sempre um banho demorado é sinônimo de higiene. Temos diversos erros que cometemos no chuveiro. Confira quais são e veja se você comete algum.


Nada melhor do que tomar um bom banho depois de um dia longo e cansativo, certo? Mas, você sabia que existem alguns erros, frequentemente cometidos, que afetam diretamente a saúde do seu corpo? São pequenos hábitos, tão comuns que nem notamos que estão errados, mas com algumas mudanças o seu banho vai se tornar muito mais saudável e relaxante. Confira 14 erros mais comuns!

1.    Temperatura em extremos

Além de desconfortável, a agua muito quente ou muito fria, não faz bem para o corpo. O ideal é que a temperatura seja sempre fresca no verão e morna no inverno, garantindo um conforto sem agressão. Se considera água morna ao redor dos 30°. Em torno de 24° é fresca; e quente, a partir dos 38°.

2.    Não enxaguar bem o corpo

Por vezes, na correria diária, não enxaguamos o corpo corretamente, deixando resíduos de produtos. Isso é um grande perigo, afinal, pode causar irritações, alergias e dermatites.

3.    Esfregar o couro cabeludo com as unhas

Apesar de dar uma sensação de “maior limpeza”, as unhas podem arranhar o couro cabeludo e até mesmo causar descamação. Por isso, use sempre a ponta dos dedos e faça movimentos suaves.

4.    Lavar o cabelo todos os dias

Mesmo que pareça certo, lavar os cabelos todos os dias é um grande erro! O cabelo acaba perdendo proteínas e o couro cabeludo fica seco, o que faz com que o couro produza cada vez mais uma substancia chamada “sebo”, o que dá o aspecto oleoso ao cabelo. Não existe consenso sobre quantas vezes lavar, mas especialistas recomendam uma pausa de 1 a 2 dias.

 

 

 

5.    Abusar do sabonete

Os sabonetes, principalmente líquidos, eliminam o manto ácido da pele. É recomendado buscar produtos que não contenham os chamados ‘syndets. A boa notícia é que a maioria dos produtos de banho vendidos em farmácia respondem a isso. Mas, fique sempre de olho!

6.    Vários banhos

Tomar mais de um banho por dia não é recomendado. Mas, se for realmente necessário, a segunda ducha deve ser rápida e sem a presença de sabonetes.

7.    Usar produtos excessivamente perfumados

Produtos com muita fragrância ou antibacterianos retiram a umidade natural da pele, podendo provocar alergias, desidratação e até escamação! Prefira sempre produtos sem parabenos, fragrâncias, corantes ou sulfatos.  

8.    Esquecer das costas

Esta é uma área muito propensa a acumular células mortas, mas normalmente é negligenciada por conta dos “contorcionismos” necessários para esfrega-la. Para auxiliar nessa tarefa utilize um esfregão com cabo.

9.    Não trocar a toalha com frequência

A troca deve ocorrer ao menos uma vez na semana, afinal, a toalha acumula milhões de células mortas que podem gerar odores desconfortáveis.

10. Não limpar a esponja

Esponjas são ninhos para germes, especialmente as vegetais. Tenha por hábito limpa-las logo após o banho e troque-as uma vez ao mês.

11.  Demorar muito no banho

Há quem passe mais de 30 minutos no banho, mas o recomendado é ficar em torno de 10 minutos no chuveiro, assim, a água não remove os óleos naturais da pele.

 

12. Usar muito shampoo

O excesso de shampoo normalmente fica na fibra capilar, aumentando o peso do cabelo, tirando o brilho e até provocando secura e descamação no couro cabeludo. A dose certa, para um cabelo médio, é mais ou menos do tamanho de uma noz.

13.  Fazer muitas esfoliações

Ao lavar o corpo, já eliminamos a oleosidade da pele. Por isso, esfoliar demais acaba retirando também os óleos naturais e protetores do corpo. Faça apenas uma esfoliação por semana.

14.  Secar a pele com força

Secar-se de forma vigorosa, com demasiada força pode acabar danificando a pele, tornando-a mais seca. Por isso, sempre prefira toalhas macias que permitam secar a pele com movimentos circulares e delicados.


https://goo.gl/JretYG

Fontes

https://goo.gl/1VRV3Q

https://goo.gl/gmZB80

https://goo.gl/8f2rq9



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar