06/01/2017

Casa dos sonhos: como garantir o conforto térmico desde o princípio?


Construir a casa própria é um grande sonho da maioria das pessoas, para que este sonho não se torne um pesadelo é necessário ficar atento a todos os detalhes, um dos mais importantes é incluir, já no projeto, formas de garantir o maior conforto térmico possível para você e outros moradores. A vantagem de fazer isso desde o começo é muito maior, afinal, fica assegurado o bem-estar de todos desde o primeiro momento, além da possibilidade de conseguir preços mais em conta.

Uma das primeiras coisas que se deve atentar é a posição solar da casa. Normalmente, no Brasil, os projetos são voltados para o hemisfério sul, por isso, o adequado é que, se possível, as portas e/ou janelas fiquem para o norte, garantido grande incidência de raios solares no inverno e sombra no verão. Além disso, para um bom controle da temperatura, é importante que a ventilação seja cruzada, isto é, que tenha por onde entrar e sair, janelas em opostos asseguram uma grande circulação de ar novo e limpo. A luz natural e a ventilação, além de ótimos para realizar o controle de temperatura também auxiliam na saúde, evitando a proliferação de mofo, fungos e bactérias nocivas.

Beirais e brises são ótimos aliados e podem ser incluídos em seu projeto, eles diminuem a incidência de raios solares diretamente sobre fachadas e janelas e também garantem a privacidade dos moradores diante de grandes aberturas, deixando o ar circular livremente. Outra tática muito boa é prever entradas de ventilação próximas ao piso, e saídas na parte de cima – teto ou parede – isso funciona, pois, o ar frio é mais pesado e desce, enquanto o ar quente sobe. Assim, no verão a circulação ocorre mais facilmente e no inverno pode-se fechar a entrada baixa, deixando entrar apenas o ar mais quente.

O telhado também deve receber uma grande atenção, afinal, se bem estruturado ele pode diminuir o efeito estufa dentro da residência. As telhas de cerâmica possuem um desempenho superior quando comparadas as de alumínio simples ou fibrocimento. Já se você optar por telhas metálicas, invista nas do tipo sanduíche. Outra alternativa muito interessante são os telhados com cobertura vegetal, eles trazem muita beleza, são ecofriendly e incríveis quando o assunto é conforto térmico.

Os equipamentos também já devem ser levados em conta: quer uma lareira? Um piso aquecido? Um sistema de calefação? Ou até mesmo um simples ar condicionado? Coloque no projeto! Isso facilita muito, pois na hora de construir os equipamentos já podem ser instalados, otimizando muito do seu tempo e garantindo também que desde o primeiro dia de mudança o conforto seja total!

 https://goo.gl/5o5fLC

Fonte: https://goo.gl/lyavpy

https://goo.gl/eZ7Ftk

https://goo.gl/KkoK0C



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar