27/01/2017

7 Dicas para melhorar a lavagem de roupas


Uma das melhores sensações é sentir a roupa macia, cheirosa, bem seca e limpinha, não é mesmo? Mas, para isso acontecer é necessário ter alguns cuidados tanto na hora da lavagem, quanto da secagem.

Separamos 7 dicas essenciais que irão provar que não existe nenhum segredo para ter roupa a roupa perfeita! Confira.

1.    Separe as roupas por cor

Antes da lavagem separe suas roupas conforme a cor – brancas e clara; pretas e escuras; coloridas em geral – lave-as separadamente. Isso evita que as roupas manchem e também torna o processo de lavagem mais organizado.

2.    Siga atentamente as instruções

Todas as roupas possuem, em sua etiqueta, algumas instruções de lavagem. Normalmente, é a descrição de cinco processos: lavagem, alvejante com cloro, secagem, como passar e limpeza a seco.

Preste muita atenção, assim, você assegura uma lavagem correta e evita que sua peça tenha avarias devido ao processo errado.

3.    Cuidado com amaciante

Ele deixa as roupas com cheirinho delicioso e muito macias. Mas, cuidado! O excesso pode fazer o efeito contrário, por isso siga as medidas da sua máquina.

Em toalhas de banho, jamais use amaciante, pois o produto pode torná-las menos absorventes e, consequentemente, áspera. Uma boa alternativa é misturar sabão em pó, ou líquido, e vinagre branco. O efeito é o mesmo.

4.    Respeite sua máquina

Nada de enchê-la com roupas, isso só vai sobrecarregá-la e prejudicar a lavagem. O ideal é que tenha um espaço para o “respiro”, assim as peças conseguem se movimentar lá dentro e a máquina não necessita fazer muita força.

5.    Faça da secadora uma grande amiga

Apesar de ser uma coisa comum, estender as roupas nem sempre é a melhor escolha. O sol e as intempéries climáticas podem desbotar os tecidos e causar avarias, além da grande demora no processo de secagem e da possibilidade de as roupas ficarem ainda úmidas. Desta forma, a secadora é uma ótima alternativa, ela é muito mais rápida e prática, as peças não saem amarrotadas e você pode controlar o processo inteiro.

Lembre-se de verificar na etiqueta quais peças podem ir para a secadora.

Dica: para a roupa não encolher, não deixe com que o tecido perca sua umidade natural.

6.    Lave a mão!

Alguns tecidos, como lã e renda, não podem ir à máquina e devem ser lavados no tanque. Este tipo de lavagem demanda um cuidado maior, por isso, não use muita força e, se necessário, deixe de molho por alguns minutos para facilitar a retirada das sujeiras mais pesadas. Lembre-se de sempre diluir o sabão em pó antes da lavagem.

7.    Escolha um dia da lavagem

Evite o desperdício de água e otimize tempo! Escolha um dia como “Dia oficial da lavagem”, junte todas as peças durante a semana e lave-as no mesmo dia.

Extras: manchas, a maior inimiga das roupas!

·         Derrubou algo líquido? Não esfregue! A melhor alternativa é usar um papel absorvente ou algodão para absorver o excesso.

·         Ao aplicar o removedor de manchas, comece do exterior para o interior da mancha e siga corretamente as instruções do rótulo.

·         Nunca lave a peça antes de retirar completamente a mancha.

·         Sabe a velha dica da vovó de colocar sal no local que caiu vinho? Não faça isso! O cloreto de sódio enfraquece as fibras do tecido e, a longo prazo, causa avarias.

·         Não utilize água quente, ela fixa a mancha.


https://goo.gl/ujpUDV 

Fonte: https://goo.gl/zi7y3T

https://goo.gl/J2Px4h

https://goo.gl/6vmwWm



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar