23/01/2017

Como ter um lar mais sustentável?


O meio ambiente é um assunto constante, por isso, a palavra sustentabilidade veio para ficar! Mas, muito além do que apenas discutir e se preocupar, é hora de colocar esse conceito tão importante em prática, no entanto, como fazer isso? Pode parecer complicado, mas a sustentabilidade começa com pequenas ações que podem impactar o planeta inteiro. Por isso, comece pelo seu lar, ele pode e deve ser mais sustentável, afinal, essa prática faz um bem enorme para o planeta e, consequentemente, para você e os moradores de sua casa.

Se você pretende construir, aposte na arquitetura sustentável. É uma ótima alternativa que prioriza o conforto dos moradores e busca formas de prevenir o impacto ambiental durante a construção, além de usar materiais ecofriendly e idealizar maneiras de torna a convivência na casa cada vez mais ecológica. O custo não foge do habitual, mas as vantagens são muito maiores, com inúmeros benefícios a longo prazo, incluindo menor gasto de energia e água. Agora, se sua casa já está pronta, você também pode transformá-la em um lar sustentável. Porém, seus hábitos devem ser adaptados e sua casa também deve sofrer pequenas modificações.

Para começar é importante realizar a troca das lâmpadas, dê preferência as de LED, pois elas não emitem muito calor e podem economizar até 85% na conta de energia. Além disso, aposte na iluminação natural, é de graça e faz com que a proliferação de mofo diminua, ajudando na saúde. Outra forma simples de impactar positivamente o meio ambiente, é separar o lixo orgânico do reciclável. Esta é uma medida funcional e prática que deve ser adotada o quanto antes, por isso, fique de olho nos dias da coleta seletiva em sua cidade.

Optar por energias renováveis também é uma boa escolha, atualmente o pellet está muito em alta como a “madeira do futuro”, sendo uma ótima alternativa na hora de aquecer a casa. A lenha também pode ser ecofriendly, muitos fornecedores usam apenas madeira de reflorestamento, fazendo o máximo para não destruir o meio ambiente. Além disso a energia solar está cada vez mais acessível e garante energia de forma barata, renovável e sem agressões.

Existem muitas outras medidas que podem, aos poucos, ser introduzidas em seu dia a dia, como: reutilização da água da chuva, compostagem doméstica e até mesmo o paisagismo. Ser sustentável é mais fácil do que parece e seu lar se torna um local muito mais saudável, repleto de qualidade de vida. Que tal seguir nossas dicas e começar hoje mesmo a ser um amigo do meio ambiente?

    

 

 



Leia também

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de total responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da servlar